Confira a lista comentada dos melhores filmes de Jake Gyllenhaal na Netflix

Jake Gyllenhaal é um ator norte-americano que está longe de ser um dos preferidos dos maiores estúdios de cinema para ocupar papéis principais em grandes blockbusters. Porém, o ator marca ao protagonizar filmes independentes que têm se tornado referências em vários gêneros, principalmente drama e suspense.

Desde – o já clássico – “Donnie Darko” até o mais recente “Okja”, Jake arrasa na atuação e criou um estilo próprio de interpretar personagens fortes, que transmitem sentimentos com o olhar.

Premiado em vários festivais de cinema, Jake Gyllenhaal recebeu seis troféus de melhor ator coadjuvante pelo filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, onde formou par romântico – e quebrou vários tabus – ao lado de Heath Ledger

Assisti grande parte da extensa filmografia de Jake e destaco aqui, como indicação, os filmes do ator, que estão disponíveis na Netflix, em ordem de preferência.

1 – Donnie Darko 

Donnie Darko - Jake Gyllenhaal

A obra prima de Jake Gyllenhaal. É a minha definição para esse filme. Jake, em início de carreira, conseguiu transmitir todo e sentimento e a complexidade do roteiro que envolve sobrenatural, psicologia e problemas familiares.

Sinopse: Um adolescente perturbado é atormentado por sonambulismo frequente, dramas de família e um coelho de dois metros que prevê o apocalipse.

2 – Os Suspeitos (Prisioners)

Os Suspeitos - Jake Gyllenhaal

Ao lado de um elenco de primeira, com nomes como Wolverine Hugh Jackman, Maria Bello e a grande estrela Viola Davis, Jake estrela um drama comovente, envolvente e chocante. Talvez seja o melhor drama que assisti em 2017.

No filme, Jake Gyllenhaal interpreta um detetive consagrado, que tem um grande enigma para resolver e salvar a vida de duas meninas raptadas durante um almoço de família. Roteiro nota 10.

Sinopse: Quando sua filha é raptada e a investigação não traz resultados, o carpinteiro Keller Dover resolve fazer justiça com as próprias mãos.

3 – Zodíaco (Zodiac)

Zodíaco - Jake Gyllenhaal

Outra atuação brilhante em um roteiro que prende do início ao fim, baseado em fatos. Jake estrela o longa ao lado de Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo.

Sinopse: São Francisco, anos 60. Um terrível assassino à solta, um homem obcecado pela verdade. Qual será a próxima pista?

4 – O Abutre (Nightcrawler)

O Abutre - Jake Gyllenhaal

Assisti à esse filme sem muitas esperanças. O Abutre estava havia tempos na minha lista da Netflix, quase me mordendo, mas o tema não me chamava a atenção. Me surpreendi! Estudo audiovisual, e o roteiro me fez lembrar de casos que acontecem frequentemente em grandes emissoras de TV aqui do Brasil.

Jake, mais uma vez, transmitiu realidade na construção da personagem. Ambicioso, calculista, inteligente.

Sinopse: Um jovem trapaceiro encontra uma maneira mórbida de ganhar a vida: filmando acidentes, desastres e assassinatos.

5 – Amor e Outras Drogas (Love and Other Drugs)

Amor e Outras Drogas - Jake Gyllenhaal

Comédia romântica das melhores. Não é só um filme sobre personagens legais, sexo e futilidades.

Sinopse: Ao conhecer uma bela mulher doente, um representante farmacêutico começa a questionar o trabalho que faz.

6 – Jimmy Bolha (Bubble Boy)

Jimmy Bolha - Jake Gyllenhaal

Clássico do “Cinema em Casa” do SBT. Dá uma nostalgia dos tempos de infância. Creio que tenha sido o primeiro filme do Jake que assisti, e, com certeza, lembro de quase todas as cenas de cor e salteado. Bela crítica social em um simples filme de comédia.

Sinopse: Com uma doença rara, Jimmy vive dentro de uma bolha. Isso não o impede de ir atrás do amor. Ela só não pode estourar.

7 – O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow)

O dia depois de amanhã - Jake Gyllenhaal

Esse é clássico da “Sessão da Tarde” da Rede Globo. Outra bela crítica a respeito do aquecimento global.

Sinopse: Após anos de aquecimento global, o efeito estufa continua causando estragos em todo o mundo na forma de desastres naturais catastróficos.

8 – A Prova (Proof)

A Prova - Jake Gyllenhaal

Drama comovente, que me fez filosofar sobre vários pontos. Jake Gyllenhaal fica em terceiro plano quando analiso as atuações desse filme. Anthony Hopkins marca.

Sinopse: Uma filha dedicada aceita a morte do pai, um matemático brilhante cujo gênio foi afetado pela instabilidade mental.

9 – Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time)

O Príncipe da Pérsia - Jake Gyllenhaal

Para mim, Príncipe da Pérsia é apenas mais uma adaptação “ok” da Disney. Apesar de os protagonistas se destacarem na atuação, o roteiro não me chama a atenção e é clichê puro. Prefiro o game que originou o filme.

Sinopse: Para conseguir a arma do poder absoluto, um senhor do mal terá que enfrentar um corajoso guerreiro e uma linda princesa.

10 – Okja

Okja

Não sou capaz de opinar. (É produção original Netflix, melhor não queimar o filme).

Sinopse: Para a menina que a criou, esta criatura enorme é da família. E uma empresa não vai transformá-la em comida.


Esses são os dez filmes estrelados (ou com participação) de Jake Gyllenhaal disponíveis na Netflix.

A ordem dos filmes foi listada de acordo com a minha preferência, portanto, não leve à risca. Mas tenha uma certeza: 95% deles são excelentes. Jake, na minha opinião, é um dos melhores nomes do cinema atualmente.

 

Dicas de bons filmes com Jake Gyllenhaal que não estão disponíveis na Netflix:

  • Animais Noturnos (Nocturnal Animals), 2016. Assistir a esse filme é praticamente obrigatório. Te desafio a entender.
  • Vida (Life), 2017. Ficção científica das melhores. Atuação das melhores, como sempre.
  • Entre Irmãos (Brothers), 2010. Cara, esse roteiro é muito bom. Uma baita história real que não é baseada em fatos. O elenco é ótimo: Tobey Maguire (o melhor Spider-man), Natalie Portman e, entre o casal, Jake Gyllenhaal.

Comentários