Home > Colunas > Confira 15 curiosidades sobre a novela “Fatmagul”

Confira 15 curiosidades sobre a novela “Fatmagul”

Saiba tudo sobre “Fatmagul” a atual novela turca da Band

“Fatmagul - A Força do Amor”, é o atual folhetim das noites da Band. Com relativo sucesso, a história turca tem alcançado audiência considerada satisfatória para o canal e é a segunda produção da Turquia a desembarcar no Brasil. Essas novelas seguem gerando curiosidade nos brasileiros a cerca destas produções tão diferentes. Já existem fã-clubes brasileiros para artistas da produção, a repercussão nas redes sociais é cada vez mais crescente e o público parece ser fiel. De olho no êxito da jovem simples de Esmirna, listamos algumas curiosidades a respeito deste sucesso mundial. Confira.
Poster de “Fatmagul” criado pela Band em sua estreia no Brasil. Foto: Divulgação.

“Fatmagul”, sob o subtítulo de “A Força do Amor”, é o atual folhetim das noites da Band. Com relativo sucesso, a história turca tem alcançado audiência considerada satisfatória para o canal e é a segunda produção da Turquia a desembarcar no Brasil. Essas novelas seguem gerando curiosidade nos brasileiros a cerca destas produções tão diferentes. Já existem fã-clubes brasileiros para artistas da produção, a repercussão nas redes sociais é cada vez mais crescente e o público parece ser fiel. De olho no êxito da jovem simples de Esmirna, listamos algumas curiosidades a respeito deste sucesso mundial. Confira.

  • “Fatmagul”, na verdade é uma série produzida pelo Kanal D, em 80 episódios de 90 minutos de duração, que para o mercado exterior, foi adaptada ao formato de telenovela, com tempo médio de 42 minutos e em torno de 120 capítulos.
  • O título original da novela é “¿Fatmagül’ün Sucu Ne?” , (ou “Que culpa tem Fatmagul?”) e a produção é baseada em uma história de mesmo nome, escrita por Vedat Turkali, inspirado em um famoso longa produzido em 1986.
  • Apesar de recente, a produção já foi vendida para mais de 40 países, sendo o Chile o primeiro país da América Latina a transmitir a trama.
  • Ainda no Chile, “Fatmagul” chegou a atingir 35 pontos de audiência.
  • “Fatmagul” estreou na Turquia em 2010, e foi transmitida até 2012, em duas temporadas.
  • A história narra à vida de Fatmagül Ketenci, personagem de Beren Saat, uma jovem camponesa que é estuprada por um grupo de homens e acaba abandonada pelo noivo Mustafa Nalçal (Frat Çelik). Até que se apaixona por Kerin (Engin Akyürek), que estava na noite do estupro, porém apenas tentando ajudá-la, mas que acaba sendo processado juntamente aos culpados e acaba preso.
  • Como nem tudo são flores, a novela sofreu algumas críticas ao ser emitida na América Latina. No Chile, por exemplo, a trama foi considerada sexista e machista. Um crítico de TV do país declarou que por ser um produto produzido para países de origem islâmica e árabes, o conteúdo reflete os estilos de vida próprios dessas culturas, em que os homens são considerados superiores as mulheres.
  • Mesmo sendo uma produção estrangeira, a Associação de Jornalistas de Espetáculos do Chile premiou a atriz e intérprete de “Fatmagul” por seu papel na trama.
  • A intérprete de “Fatmagul”, Beren Saat, é considerada a atriz turca mais famosa no país e internacionalmente.
  • A novela fez tanto sucesso em todo o mundo que foi a responsável por aumentar consideravelmente o turismo em Istambul.
  • A trama era gravada em locações ao invés de estúdio, logo, quem viajar para o país pode conhecer vários locais utilizados nas gravações, como o restaurante em que “Fatmagul” trabalhava.
  • Apesar de não ser a primeira produção turca a ser transmitida nos países latinos, “Fatmagul” é a de maior sucesso em todas as emissoras que transmitiram essas tramas.
  • No Peru, “Fatmagul” foi a trama estrangeira de maior sucesso dos últimos tempos.
  • Ainda no Peru, a novela ajudou a derrubar a hegemonia das telenovelas nacionais, até então consideradas imbatíveis.
  • Além do Brasil, pela Band, a novela é transmitida atualmente na Argentina, pela Telefe, México, na TV Azteca, no Panamá, pela Telemetro, no Uruguai pelo Canal 10, em Houston pela TelemundoHouton, e na Colômbia, em resposta da emissora líder, Caracol TV, as mexicanas exibidas pela principal concorrente, a RCN.

Fatmagul: Saiba mais sobre a carreira de Beren Saat, atriz e protagonista da novela

Saiba qual será a nova novela turca da Band:

Saiba qual novela substituirá “Fatmagul”.