Home > Cinema > Argentina inclui CINEMA no roteiro de estudos do ensino primário

Argentina inclui CINEMA no roteiro de estudos do ensino primário

E aí, pessoal! Retorno, hoje, com novos textos aqui no blog Observatório Multimídia, e com uma notícia bem bacana para o mundo cinematográfico; pelo menos para o país co-irmão, Argentina.


alejandro-cacetta-2
Alejandro Cacetta, presidente do INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales)

Quem acompanha o universo do cinema, conhece bem a qualidade do cinema argentino, com suas obras impactantes e roteiros profundos. Um bom exemplo, é o filme Relatos Selvagens, excelente obra lançada em 2014 pela Warner; ou ainda O Segredo dos Seus Olhos, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010.

Navegando pela web, na minha busca diária por boas notícias do meio audiovisual, li no blog Canto dos Clássicos, que a Argentina adicionou ao roteiro de estudos do ensino primário a matéria de CINEMA. Agora, todas as crianças aprenderão técnicas cinematográficas e criação de roteiros; analisando grandes clássicos do cinema de seu país.

O projeto é em parceria com a França, que já investe neste modelo através do programa “Collège au Cinéma”.

Alejandro Cacetta, presidente do INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales), revela interesse em transformar o “La Escuela Vai Al Cine” (A Escola Vai ao Cinema) em um programa de longo prazo, tornando-se parte da política de Estado.

Um grande avanço, que certamente formará uma base sólida, despertando nas crianças o interesse de crescer neste mundo mágico do cinema, e contribuirá muito para a formação de opinião pública (inteligente) sobre a sétima arte. Quem sabe um dia o Brasil aprenda a valorizar sua arte também.


Por hoje é isso, pessoal. Espero voltar com mais frequência, com bons artigos e novidades sobre o universo da multimídia.

Podem entrar em contato comigo, sempre que quiserem, através do e-mail marcelo@sobretv.com.br ou pelo Twitter (@_MarcFreitas). Dicas sobre assuntos são sempre úteis.  😉

Peço que, caso tenham gostado, compartilhem com seus amigos os meus textos.

Observatório Multimídia